Perdeu o Sermão? Os Cinco Sentidos e o “Tato” da Fé (Para crianças)

Todas as igrejas que conheço separam, durante o culto,  um momento especial para as crianças. Na minha, por exemplo, já fui convidado, algumas vezes, para falar a elas durante o que se chama a “Adoração Infantil”. Gosto muito de participar desse momento, principalmente quando a tarefa que me dão é contar uma  história inspiradora (e a Bíblia está repleta delas), usando idéias e recursos didáticos apropriados, alguns dos quais podem ser encontrados, como sugestão, na Internet.

Sermons4Kids é um desses “sites”, em inglês e espanhol, com excelente material. Regularmente recebo dele mensagens especialmente preparadas para crianças (basta fazer o cadastro). Aqui reproduzo, não exatamente como veio, mas adaptado, um dos sermões, que recebi recentemente, inspirado no relato de Marcos 5:24-34 (material necessário: uma sacola com objetos de tamanhos, formas e texturas bem diferentes, à sua escolha).

Olá crianças! Como vocês devem saber, nós temos cinco sentidos. Nós usamos esses cinco sentidos para obter informações sobre o mundo ao nosso redor. Por exemplo, se eu levanto esta bola à frente de vocês e pergunto o que é, vocês identificam a bola usando o sentido que nós chamamos de visão. Se um sino tocasse perto daqui e eu perguntasse o que poderia ser, vocês identificariam o sino pelo sentido que nós conhecemos como audição. Se eu colocasse uma flor bem abaixo do seu nariz e perguntasse a vocês para, de olhos fechados, me dizer o que é, vocês identificariam esta flor pelo seu perfume, com o sentido que nós chamamos de olfato. E se eu oferecesse a vocês um pouco de limonada, vocês certamente saberiam de que fruta esse suco foi feito por causa do seu sabor, e esse é o sentido que conhecemos como paladar.

Há um último sentido que ainda não mencionei. Sabem qual é? Muito bem! É o sentido do tato. Nós vamos fazer agora um teste com alguns de vocês (algumas crianças escolhidas um pouco antes) sobre esse sentido: o tato.

Eu trouxe esta sacola e ela está cheia de várias coisas. Sem olhar para dentro da sacola, nossos amigos aqui vão apenas manusear o objeto dentro dela e tentar descobrir que objeto é este. Eles têm de me dizer primeiro que objeto é.  Depois nós vamos tirar o objeto da sacola para ver se eles acertaram ou ou não, ok? Vamos começar?

(Depois de fazer o teste com duas ou três crianças, com dois ou três objetos diferentes, continue o sermão)

O tato é muito importante, não é mesmo? Nós podemos saber que objeto estamos manuseando através do seu tamanho, da sua forma ou textura. Percebemos tudo isso graças a esse sentido muito especial.

Hoje eu gostaria de contar a vocês a história de uma mulher que, graças ao sentido do tato,  experimentou o poder de Jesus. Isso mesmo. Ela experimentou Seu poder, apenas por ter tocado nEle.

Um dia Jesus estava caminhando cercado por uma grande multidão. Havia tanta gente que Ele quase não conseguia se mover. No meio dessa multidão estava uma mulher que tinha um fluxo, um sangramento que já durava doze anos e não parava. Ela já havia ido a vários médicos, mas ninguém tinha conseguido curar aquela doença. Ela ouviu falar de Jesus e acreditava que Ele poderia curá-la, mas havia tantas pessoas ali em volta que parecia quase impossível chegar perto dEle.

Aquela mulher pensou: “Se eu conseguir pelo menos tocar nas suas vestes, eu serei curada”. Então, ela avançou por entre a multidão e foi, com muita dificuldade, aproximando-se de Jesus. Um pouco mais perto. Mais perto. Mais perto… e ela estendeu o braço, entre as pessoas, até conseguir tocar as vestes do Mestre. No momento em que ela alcançou Jesus, aquele fluxo, o sangramento que a acompanhava por doze anos, desapareceu. Seu sofrimento tinha chegado ao fim.

A Bíblia diz que Jesus também sentiu o toque daquela mulher, porque, naquele instante, percebeu que dEle tinha saído poder. Ele se virou para ela e disse: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre do teu sofrimento.”

(Faça uma aplicação de acordo com a realidade das crianças)

Quantos de vocês hoje gostariam também de estender sua mão e “tocar” Jesus? Se vocês fizerem isso, sentirão o poder de Jesus em suas vidas.

‘Querido Deus, nós também queremos estender a nossa mão a Ti e sentir a tua presença sempre conosco. Ajuda-nos a ter o Teu poder em nossas vidas. Pedimos isso em nome de Jesus. Amém.’

About these ads