Publicado em Livros, Pensamentos, Reflexões

Como Ler e Como Não Ler a Bíblia

Complementando o post anterior, mais do citado capítulo de Caminho a Cristo, agora sobre como ler a Palavra de Deus (e também sobre os perigos de uma leitura sem a atitude correta):

Deus deseja que, mesmo nesta vida, as verdades de Sua Palavra sejam reveladas para o Seu povo. Existe apenas uma maneira de se conseguir esse conhecimento. Somente por meio da iluminação do Espírito através do qual a Palavra foi dada é que podemos atingir um entendimento da Palavra de Deus. “As coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”; “porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:11,10). E a promessa do Salvador para os Seus seguidores foi: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade”; Ele “há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar” (João 16:13,14).

Deus deseja que o homem exercite o raciocínio; como nenhum outro, o estudo da Bíblia fortalece e aumenta a capacidade da mente. Devemos cuidar, entretanto, para não endeusar a razão, pois ela está sujeita às fraquezas e enfermidades humanas. Se não quisermos que as Escrituras estejam veladas ao nosso entendimento, sem que possamos compreender suas mais simples verdades, é preciso que tenhamos a simplicidade e a fé de uma criança, estando dispostos a aprender a rogar pelo auxílio do Espírito Santo. A consciência do poder e da sabedoria de Deus bem como da nossa incapacidade de compreender Sua grandeza, deve promover em nós um espírito de humildade. Devemos abrir Sua palavra com reverência, como se estivéssemos em Sua presença. Ao lermos a Bíblia, a razão deve reconhecer uma autoridade superior a si própria, e o coração e a inteligência devem se curvar perante o grande EU SOU.

Existem muitas coisas aparentemente difíceis ou obscuras, as quais Deus tornará claras e simples aos que busquem entendê-las. Sem a orientação do Espírito Santo, porém, estaremos continuamente sujeitos a distorcer as Escrituras ou interpretá-las erroneamente. Muitas vezes, lê-se a Bíblia sem que haja qualquer proveito. Em muitos casos, essa leitura é até perniciosa. Quando a Palavra de Deus é aberta sem reverência e oração, quando os pensamentos e as afeições não estão centralizados em Deus nem em harmonia com Sua vontade, a mente fica obscurecida pelas dúvidas. O próprio estudo da Bíblia fortalece o ceticismo. O inimigo apodera-se dos pensamentos e sugere interpretações incorretas. Sempre que os homens não buscam, por palavras e atos, estar em harmonia com Deus, por mais preparados que sejam, estão sempre sujeitos a errar em sua compreensão das Escrituras. Não é seguro confiar em suas explicações. Os que abrem as Escrituras para encontrar discrepâncias não têm conhecimento espiritual. Com sua visão distorcida, verão muitas razões para dúvida e descrença em coisas que são realmente claras e simples.

Por mais que disfarcem, a verdadeira causa para a dúvida e o ceticismo é, na maioria das vezes, o amor ao pecado. Os ensinos e as restrições da Palavra de Deus não agradam ao coração orgulhoso e amante do pecado, e os que não estão dispostos a obedecer a seus preceitos são os primeiros a duvidar de sua autoridade. A fim de chegar à verdade, devemos ter um desejo sincero de conhecer a verdade. O coração tem que estar disposto a obedecer-lhe. Todos os que, com esse espírito, estudarem a Bíblia encontrarão abundantes evidências de que ela é a Palavra de Deus, e poderão obter uma compreensão de suas verdades que os tornará sábios para a salvação.

Anúncios

Um comentário em “Como Ler e Como Não Ler a Bíblia

  1. Concordo plenamente, se não tivermos a humildade de reconhecer que somente com sinceridade no coração, se não buscarmos o auxílio do Espírito Santo, será impossível entender claramente o que a Palavra de Deus quer nos dizer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s