Publicado em Livros, Pensamentos, Reflexões

As Mãos Talentosas de Ben Carson: do Filme para os Livros

“Quando abrimos os livros, descobrimos que temos asas.” Helen Hayes

Agora que a história de Ben Carson virou filme (Mãos Talentosas: a História de Ben Carson, lançado pela TNT, com Cuba Gooding Jr. no papel principal) é bem provável que muita gente volte a lembrar, ler e comentar a trajetória inspiradora do renomado neurocirurgião, narrada nos dois livros de sua autoria (com Cecil Murphey) publicados pela Casa Publicadora: Ben Carson, tradução de Gifted  Hands, livro tema do filme, e Sonhe Alto (além destes ele escreveu, com Greg Lewis, A Grande Visão – Editora Vida – e Take The Risk).

Como lembrança para os que já leram, ou incentivo aos que ainda planejam ler Sonhe Alto, por exemplo, reproduzo aqui um pequeno trecho: uma apologia à leitura, ao estudo profundo e ao cultivo de aspirações nobres. Os itálicos são originais. Ainda não vi o filme, mas a respeito dele só tenho ouvido, ou lido, elogios.

Depois de quase repetir em química na Yale, uma matéria que era obrigatória para mim, resolvi levar os estudos a sério. Como aprendo melhor? perguntei a mim mesmo. Embora fizesse algumas experiências e tentasse diversas abordagens, quando entrei para a escola de medicina já tinha criado um sólido programa de aprendizagem para mim mesmo.

De imediato descobri que aprendia melhor sozinho, através da leitura de livros. Ouvir palestras estava entre os últimos métodos na minha lista. Durante meus quatro anos na University of Michigan Medical School, deixei de ir a muitas palestras para poder ficar no quarto e não ser incomodado. Eu lia constantemente e insaciavelmente.

Minha leitura começou pelos livros obrigatórios, e depois fui acrescentando outros livros relacionados com os mesmo assuntos. Para conseguir uma visão mais profunda, queria saber a perspectiva de mais de um autor. Se estivéssemos estudando o sistema nervoso, eu usava três textos diferentes, todos bons, mas com pequenas diferenças entre si.

A maioria dos dias eu lia das seis da manhã até as onze da noite, usando todos os textos das aulas e material de leitura relacionado que eu tinha à minha disposição. Alguém me emprestava as anotações feitas em sala de aula, e pegava uma cópia de todas as apostilas para mim.

Não demorou para que eu descobrisse que estava usando o método certo. Para começar, tinha um forte senso de satisfação por poder dizer a mim mesmo: “Conheço o sistema nervoso. Sei como funciona.” Quando meus resultados acadêmicos nas provas deram uma virada de 180 graus, sabia que havia aprendido a buscar um conhecimento mais profundo. Insisti em assimilar mais do que respostas para perguntas que me seriam feitas num exame; queria saber tudo sobre o assunto.

Quando a pergunta: “Que desequilíbrio hormonal ocorre na Doença de Cushing?” apareceu numa prova, eu não apenas sabia a resposta certa, mas sabia o mecanismo subjacente do desequilíbrio hormonal.  Não era provável que algum professor fosse perguntar isso numa prova de medicina, mas eu queria saber tudo que pudesse para ter um conhecimento mais amplo do corpo humano. Quando mais estudava, mais percebia que me tornaria um bom médico. Não, esta não é a frase certa: eu queria ser o melhor médico que fosse capaz de ser. Sabia que para dar o melhor de mim teria que tentar ser o melhor.

 Mais sobre Ben Carson aqui no blog:

Ben Carson e a Evolução: o Caso Universidade Emory

Ben Carson, Emory e a Moralidade da Evolução

 

23 comentários em “As Mãos Talentosas de Ben Carson: do Filme para os Livros

  1. Esse filme é mesmo muito interessante..
    Assistii hoje na escola, e todos os meus colegas adoraram…
    Ele é um filme muito comovente, mostra a miudança de vida que ocorre com ele..ele nao gostava de sua nova cidade,porque todos ficavam rindo dele por ele ser de pele negra…Apos sua mãe ser chamada na escola ele resolveu que não iria deixar mais ninguém ficar rindo dele…
    E ele cumpriu voltou para a escola e começou a tirar notas boas..
    já na faculdade ele decide que quer ser neurocirurgião,teve vãrios sucessos..Inclusive um dos seus maiores foi a cirurgia de dois gemeos que nasceram grudados…A separão ocorreu tudo igual ao planejamento…

  2. Olá Thawany!
    Obrigado pela visita. Seu comentário é mais um lembrete e um incentivo para que eu veja o filme (quem sabe neste fim de semana). Uma entrevista com o Ben Carson “real” pode ser vista aqui. Um abraço!

  3. esse filme é otimo ,maravilhoso ele mostrar que acima de tudo nós devemos ter fé em Deus e determinação.uma história comovente e muito realista levando em consideração o preconceito que ele sofre porque a cor dele é escura.adorei o filme e vou recomendar para todos os meus amigos…

  4. erica,

    Obrigado pelo comentário e pela “sinopse”. Um abraço. Volte sempre.

  5. muito bom, o filme incentiva a muitas pessoas que o que nos move e o conhecimento.

  6. Eu Amei Demais Esse FIlme.
    Também assisti hoje na escola .. Infelizmente não assisti tudo . Mas eu amei o seu tópico , explica tudo muito bem detalhado .
    Como nosso amigo Jerferson disse ali em cima, esse filme serve de incentivo , pois mostra que quando você se dedica, com força de vontade, você consegue ser “alguém” na vida !
    Beijos, Parabéns pelo Tópico !

  7. Gostei muito deste filme, assisti na escola essa semana, amei, é um filme muito inspirador .
    Seu q nunca devemos desisti de nossos objetivos, alcança tal coisa na vida é uma vitória …
    por isso digo quem quer ter um objetivo na vida tem q passar por cima das dificuldades da vida.
    PARABÉNS !!!!!!!
    espero q esse filme possar ser um incentivo para muitas pessoas.

  8. Raymara, Kathleen e demais “comentaristas” do filme,

    Obrigado pelos comentários e pelo incentivo. Continuem vendo, e lendo, aquilo que é inspirador. Um grande abraço!

  9. para obtenção do livro “maos talentosas” como fazer pra comprar?

  10. O livro do “Bem Carson” é muito bom, bonito e emocionante e lhe dá muita força de vontade para correr atrás dos seus sonhos, vale a pena lerem! E em seguida assistir ao filme.

  11. vc a credita q deus pode mudar a vida de um menino desacreditado e agresivo? mesmo crendo em deus meus sonhos ficam bem logen da realidade!

  12. Oi David.
    Eu creio que se o menino desacreditado e agressivo passar a “olhar” para Cristo e não para si mesmo (se relacionar com Ele, “ouvindo” Sua voz pela Palavra de Deus, dia a dia, orando e pondo em prática seus ensinos), terá, sim, sua vida transformada. Esse foi o caso de João, um dos discípulos, um jovem conhecido inicialmente como “Filho do Trovão” e depois transformado por Cristo. Você pode ler o evangelho de João, e também as cartas que ficam antes do livro do Apocalipse (I, II e III João) para entender o testemunho dele. Assim como ele, muitos meninos no passado e no presente continuam sendo transformados pelo amor de Deus. O livro Caminho a Cristo também mostra como isso ocorre (veja/siga o link abaixo, com o primeiro capítulo). Que Deus abençoe você e “escreva” também em sua vida uma bela história. Um grande abraço.

    http://www.ellenwhitebooks.com/?l=9&p=9

  13. Pelos comentários já percebi que vou ganhar horas com a leitura deste livro, só existe uma dificuldade não tenho encontrado o livro para comprar gosto mas de ler do que vê o filme.

  14. Thamyres, visite, em algum dia útil, a página da editora Casa Publicadora Brasileira, editora dos adventistas do sétimo dia (há um link aqui no próprio post, no título “Sonhe Alto”). Hoje, não será possível adquirir o livro porque os adventistas guardam o sábado, de acordo com o ensino da Bíblia e o exemplo do criador do sábado: Jesus (Leia João 1:1-3; Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Marcos 2:27,28; Apocalipse 14:12). Um abraço. Boa leitura!

  15. Thaaaaaami, visite, em algum dia útil, a página da editora Casa Publicadora Brasileira, editora dos adventistas do sétimo dia (há um link aqui no próprio post, no título “Sonhe Alto”). Hoje, não será possível adquirir o livro porque os adventistas guardam o sábado, de acordo com o ensino da Bíblia e o exemplo do criador do sábado: Jesus (Leia João 1:1-3; Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Marcos 2:27,28; Apocalipse 14:12). Um abraço. Boa leitura!

Deixe uma resposta

