Publicado em Pensamentos, Reflexões

Ilustrando a Lição: Luciano Pavarotti e Winston Churchill

A lição desta semana aborda o tema O Poder da Escolha. Como opção de introdução à discussão do assunto em classes — o que se faz todos os sábados nas igrejas adventistas —, sugiro estas duas histórias. A primeira, sobre a escolha profissional do saudoso tenor Luciano Pavarotti, falecido em 2007. A outra, a respeito de uma dificílima decisão tomada pelo renomado estadista britânico Winston Churchill. Boa lição!

Quando eu era garoto, meu pai, que era um padeiro, apresentou-me as maravilhas da música. Ele me incentivou a trabalhar duro para desenvolver minha voz. Arrigo Pola, um tenor profissional na minha cidade natal de Modena, Itália, adotou-me como seu aluno. Eu também me matriculei em um colégio para professores. Na época de escolher minha graduação, perguntei ao meu pai: “Devo ser um professor ou um cantor?”

A resposta dele foi a seguinte: “Luciano, se você tentar se sentar em duas cadeiras, vai acabar caindo entre as duas. Na vida, você deve escolher uma cadeira. “

Então, eu escolhi uma. Foram sete anos de estudo e de frustrações até que eu fizesse minha primeira apresentação profissional. E mais outros sete até que eu alcançasse o Metropolitan Opera. Agora eu acho que seja assentando tijolos, seja escrevendo um livro — o que quer que escolhamos —, devemos nos entregar à escolha que fizemos. Compromisso é a palavra-chave. Escolha uma cadeira.

Luciano Pavarotti

***

Durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill foi obrigado a fazer uma escolha dolorosa. O serviço secreto britânico havia decifrado o código nazista e informado Churchill de que os alemães iam bombardear Coventry. Ele tinha duas alternativas: (1) evacuar os cidadãos da região e salvar centenas de vidas, mas com isso indicar aos alemães que o código havia sido quebrado, ou (2) não tomar nenhuma ação, o que levaria à morte de centenas, e com isso manter o fluxo de informações para, possivelmente, salvar muito mais vidas. Churchill teve de escolher, e decidiu pela segunda opção.

Klyne Snodgrass, Between Two Truths – Living with Biblical Tensions, 1990, Zondervan Publishing House, p. 179.
2 comentários em “Ilustrando a Lição: Luciano Pavarotti e Winston Churchill

  1. Mats,
    Um prazer vê-lo aqui. Obrigado pela visita. Estando autorizado, vou “importar” alguns dos teus excelentes posts. Um abraço!

Deixe um comentário

