Publicado em Pensamentos, Perguntas e Respostas, Reflexões, Testemunhos

O Que sua Religião Tem a Oferecer?

Naturalmente muitos cristãos podem encontrar itens comuns na lista pessoal de benefícios que o Cristianismo pode oferecer a eles mesmos e a outros, a começar pelo que diz respeito à própria salvação – “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5:1. Recentemente o Mats, do blogue Darwinismo, de Portugal, ao ser desafiado a mostrar evidências de que os cristãos têm, em média, níveis de felicidade superiores aos dos ateus, fez uma lista exemplificativa com alguns links interessantes, que reproduzo abaixo:

1. Fé ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

2. Envolvimento público na vida religiosa judaico-cristã aumenta niveis de saúde

3. Ir à igreja faz bem à saúde

4. Os Benefícios Socias do Cristianismo

5. Vida Religiosa e a Mortalidade

6. Queres combater a depressão? A ciência diz para confiares em Deus

7. Pessoas com forte fé religiosa tendem a valorizar mais a sua vida que ateus

Já do lado de cá do Atlântico, o site (sábado.org) aponta especificamente para as vantagens do descanso no sábado, conforme o mandamento e o exemplo de Cristo, um “Lembra-te” (Êx. 20:8-11) que muitos cristãos têm esquecido, lamentavelmente (a imagem acima faz parte da campanha; aqui um belo vídeo sobre o tema). Ainda de mais um site brasileiro (igrejaurbana), extraí parte desta outra reflexão, de autoria do Pr. Jair Souza Leal, sobre o que pode representar uma conversão tanto da perspectiva pessoal quanto social.

1. Benefícios do cristianismo para a vida pessoal
Posso falar, com base na Bíblia, nas minhas experiências pessoais e em observações de fatos reais, quantos são os benefícios da fé cristã para a vida de cada pessoa. As companhias são diferentes, livrando-nos das más influências, de locais indesejáveis e de situações embaraçosas. A libertação ou preservação dos vícios, de envolvimentos sexuais amorais indevidos, pervertidos ou danosos à saúde e à família. A conversação saudável, a moral elevada, a integridade, a alegria de viver, a disposição para o trabalho, a harmonia no lar, o equilíbrio nos relacionamentos. A paz, ainda que diante de situações adversas, a esperança que nunca desvanece, as ações e atitudes que enobrecem a humanidade, a irmandade que forma uma imensa família, a comunhão, a fé, a oração, o desejo pelo bem das pessoas. Já seriam motivos mais que suficientes para querer ser um cristão.

2. Benefícios do cristianismo para a sociedade
Toda conversão envolve uma transformação. Só se converte e busca a Jesus, aquele que se reconheceu pecador. E nas fileiras cristãs, todos têm consciência disto, pois se vieram a Cristo é porque buscam o perdão e a libertação. O próprio Jesus andava entre os pecadores. Ele mesmo afirmou que veio para chamá-los ao arrependimento. É como um médico que só é procurado por doentes (Mt. 9.9-13).
Aquele que não se reconhece como pecador, não precisa de Cristo. Assim como aqueles que não reconhecem que estão doentes e que, por este motivo, acham que não precisam de um médico. Todos os que vêm a Jesus, vêm porque são pecadores arrependidos buscando transformação de vida. Socialmente falando, cada conversão significa menos ódio entre as pessoas, menos um ladrão, menos um alcoólatra, menos um drogado, menos um marginalizado, menos um moribundo, menos uma família desestruturada. Menos um assassino, menos um fanfarrão, menos um trapaceiro, menos um egoísta, menos um explorador, menos uma prostituta, menos um chantagista, menos um estuprador, menos um empregado murmurador, menos um cidadão revoltoso, menos um vagabundo, menos um sonegador, menos um traficante, menos um marginal, menos um pivete, menos um racista. Menos um na cadeia, menos um nos botecos, menos um nas sarjetas, menos um nos antros de prostituição, menos um nos confrontos com a polícia, menos um no cemitério. Aliás, você que gosta de criticar os cristãos e as igrejas próximas à sua casa, que gosta de criticar e zombar ao ver alguém carregando uma Bíblia ou de joelhos orando, eu lhe pergunto o que é melhor: ter próximo à sua casa uma igreja ou um boteco? Uma igreja ou uma penitenciária? Uma igreja ou um ponto de tráfico de drogas? Uma igreja ou uma boca de fumo? Uma igreja ou um bordel? O que é melhor: ver alguém carregando uma Bíblia ou uma arma? De joelhos orando ou nas ruas cometendo delitos e ceifando vidas? Alguém que fala do amor de Deus ou alguém que fica na porta das escolas para convencer nossas crianças a usarem drogas?

Cada conversão é menos uma preocupação para o governo, para a sociedade, para os patrões, para os professores, para os transeuntes, para os juízes, para os maridos e mulheres, para as pessoas de bem. Você percebe como e quantos são beneficiados por uma conversão? Então, deve concordar que são nossas igrejas que devem se encher, não as delegacias, as prisões, nem tampouco os cemitérios. Precisamos de pessoas que sirvam a Deus, não aos traficantes; pessoas que oram, abençoam e sirvam ao país, não as que amaldiçoam, torcem contra e tentam destruí-lo. Precisamos de pessoas que vivam padrões morais elevados, não as que vivem culturas animalescas, carnavalescas, que exaltam os prazeres incontidos e irrefreados, que buscam somente a sua própria satisfação. Precisamos de pessoas que marcham para Jesus, não para a morte.

O que o Cristianismo tem a oferecer? Resumindo este post nas palavras de Ellen White: “O cristianismo é um sistema religioso que, recebido e obedecido, espalharia paz, harmonia e felicidade por toda a Terra.”

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10:10

 

Anúncios

5 comentários em “O Que sua Religião Tem a Oferecer?

  1. Hey, Darcy, tudo bem? Muito tempo sem ler os teus comentários.

    Vou adicionar o teu blog à minha lista.

    Abraço.

  2. Hi Jim!
    What a nice surprise!
    Thanks, brother.
    I’ll dedicate a post for you soon. A bilingual one, of course. 🙂
    Peace!

  3. “Ainda que a figueira não floresça,
    nem haja fruto nas vides;
    ainda que falhe o produto da oliveira,
    e os campos não produzam mantimento;
    ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
    Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

    Habacuque 3: 17e18

    Conheça a Livraria Papiros | Cristã igual a você – Grande diversidade de Bíblias e os melhores livros cristãos para toda sua família.

    Acesse: http://www.livrariapapiros.com.br

    Imperdível Programa de Afiliados Cristãos para seu Blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s