Publicado em ciência, Notícias, Perguntas e Respostas, Pesquisas

Gatos Pretos no Laboratório: Superstição e Ciência

O que torna as pessoas mais supersticiosas: o cientificismo fervoroso ou a crença religiosa fervorosa? Segundo informações de um artigo do MercatorNet “Will science banish superstition for ever?”  (A ciência banirá a superstição para sempre?), a resposta pode surpreender muita gente.

Na Grã-Bretanha (um dos países com maior índice de pessoas que dizem não acreditar em Deus), durante a Semana Nacional de Ciência, em 2003, o psicólogo da Universidade de Hertfordshire Richard Wiseman e associados pesquisaram ​​2.068 pessoas sobre o comportamento supersticioso. Eles descobriram, entre outras coisas, que:

Os níveis atuais de comportamento supersticioso e crenças no Reino Unido são surpreendentemente altos, mesmo entre aqueles com um “background” científico. Bater na madeira é a superstição mais popular do Reino Unido, seguida por cruzar os dedos, evitar escadas, não quebrar espelhos, carregar um amuleto da sorte e ter crenças supersticiosas sobre o número 13.

Vinte e cinco por cento das pessoas que alegavam ter um histórico de convívio com a ciência eram muito ou um pouco supersticiosos.

Entre outras considerações sobre o assunto, o artigo ainda informa que pesquisa realizada pela Scripps-Howard Ohio University, em 2008, mostrou que:

As pessoas que vêm frequentando a igreja recentemente e que se identificam como protestantes evangélicos nascidos-de-novo (convertidos) são muito menos propensos a afirmar terem visto OVNIs ou a acreditar na possibilidade de inteligência extraterrestre do que pessoas com pouco ou nenhum envolvimento com a religião organizada.

Para ler a íntegra do artigo em inglês, clique aqui:  MercatorNet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s