Publicado em ciência, Pensamentos, Reflexões, Testemunhos

Não Fosse a Nossa Arrogância…

 
 
 
 
Esta ilustração é um diagrama muito bom, mas apenas um diagrama. A quantidade de informação que está sendo duplicada é espantosa. E continua simplesmente acontecendo[…]

Citação de um amigo meu, químico orgânico, sobre a mitose:

[…] o grau de organização na divisão celular é … estonteante, para dizer o mínimo. Tomamos como algo normal, alguns enxergam apenas como “natural, portanto não é grande coisa”, mas posso afirmar a você do ponto de vista de um químico orgânico: nós não temos a menor ideia de como arquitetar tal organização usando moléculas. O máximo que um cientista pode fazer é descrever o que ele vê acontecendo, como no bom diagrama que você postou (que eu acho que está inteiramente correto), mas a química está muito além da nossa compreensão.

Basicamente, tudo o que temos aprendido a fazer é manipular o processo, quase como aprenderíamos a fazer com que uma espaçonave alienígena realizasse tarefas ao apertarmos botões num processo de tentativa-e-erro, sem nunca compreender a tecnologia avançada. E então nos damos uns tapinhas nas costas, dizendo “vejam o que podemos fazer.” Se não fosse por nossa arrogância, nossa cegueira em relação à nossa criação, cada um de nós seria levado a cair de joelhos e louvar Aquele que unicamente pôde criar coisas tão maravilhosas.

 
(tradução livre a partir do original)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s