Publicado em Livros, Pensamentos, Perguntas e Respostas, Reflexões

Deus é Imortal; Portanto, o Homem Também é Imortal?

O homem é feito à imagem de Deus; Deus é imortal; portanto, o homem é imortal. Isso é o que a Bíblia ensina?

Por que deveria apenas um dos atributos de Deus, que é a imortalidade, ser escolhido para a comparação? Deus é Todo-poderoso. Isso significa, portanto, que o homem, feito à imagem de Deus, é também todo-poderoso? Deus é onisciente. É o homem, portanto, possuidor de sabedoria ilimitada, porque foi feito à imagem de Deus?

A Bíblia usa a palavra “imortalidade” apenas cinco vezes, e a palavra “imortal” somente uma vez. E neste único exemplo o termo é aplicado a Deus: “Eterno, imortal, invisível, Deus único.” I Tim. 1:17 As cinco referências que contêm a palavra “imortalidade” são as seguintes:

1. Romanos 2:7. “…  saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção” (imortalidade).

Neste texto, o cristão é exortado a “procurar” a imortalidade. Por que deve ele procurá-la ou buscá-la se já a possui? Na mesma Epístola aos Romanos, Paulo cita o profeta Elias como dizendo de seus inimigos: “Procuram tirar-me a vida.” Compreende-se que os inimigos do profeta não o tinham ainda em suas mãos. Portanto, quando somos exortados a procurar imortalidade, uma vida que não conhece fim, devemos concluir que agora não possuímos tal vida.

2. II Timóteo 1:10. “…e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho.”

Aqui lemos que Cristo “trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho”. A única dedução é que, longe de a imortalidade ser uma possessão natural de todas as pessoas, ela é uma das boas coisas que se tornaram possíveis mediante o evangelho. Escreveu Paulo: “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.” Rom. 6:23 Por que necessitaríamos deste dom se já tivéssemos alma imortal?

3. I Coríntios 15:53. “Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.”

Esta passagem diz quando receberemos imortalidade. O tempo é “ao ressoar da última trombeta”. Então “o que é mortal” se revestirá “de imortalidade”. Por que deveria o apóstolo Paulo falar do nosso revestir da imortalidade em uma data futura se já a possuímos?

4. I Coríntios 15:54. “Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.”

Este verso simplesmente adiciona o pensamento de que quando “o que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”

5. I Timóteo 6:16. 16 “…aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”

Aqui aprendemos que Deus é “o único que possui imortalidade”. Este texto final resolve o assunto tão conclusivamente quanto as palavras poderiam fazê-lo. Ele explica plenamente por que somos exortados a “procurar” imortalidade e por que a imortalidade é algo de que devemos “revestir-nos” na “última trombeta”. Neste texto, não apenas aprendemos que não temos imortalidade, mas também somos informados de que somente Deus a possui.

Há outros textos que contêm no grego original a mesma palavra que é traduzida por “imortal” ou “imortalidade” nos seis textos que acabamos de considerar. Mas estes textos adicionais não requerem de nós que mudemos nossa conclusão; pelo contrário, eles a fortalecem. Considere, por exemplo, Romanos 1:23, onde Paulo, falando das ações idólatras dos pagãos, diz que eles “mudaram a glória do Deus incorruptível [imortal] em semelhança da imagem de homem corruptível [mortal]”. No grego, a palavra aqui traduzida por “incorruptível” é a mesma que é traduzida por “imortal” em I Timóteo 1:17: “Eterno, imortal, invisível, Deus único.” The Expositor’s Bible traduz assim a passagem: “Transmudaram a glória do Deus imortal em uma aparência da semelhança de homem mortal.” O Deus incorruptível e imortal é nitidamente contrastado com o homem mortal e corruptível.

Lemos em João 5:26 que “o Pai tem vida em si mesmo” e que Ele “concedeu ao Filho ter vida em si mesmo”. Mas em nenhum lugar lemos que Deus concedeu aos seres humanos ter vida em si mesmos. Por isso, a Bíblia nunca fala do ser humano como sendo imortal.

Fonte: Francis D. Nichol. Resposta a Objeções, p. 301-302.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre este assunto, clique aqui: O que acontece quando uma pessoa morre? 
“Porque Eu vivo, vocês também viverão” (João 14:19).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s