Publicado em Ilustrações, Livros, Pensamentos, Perguntas e Respostas, Reflexões, Testemunhos

Livro do Mês: Uma Pergunta de Cada Vez, Pr. Ivan Saraiva

O Livro do Mês é Uma Pergunta de Cada Vez, devocional juvenil 2011 escrito pelo Pr. Ivan Saraiva, orador do programa Está Escrito, da TV Novo Tempo. Não conhece o livro? A proposta do autor é conduzir o leitor às respostas essenciais da vida, a partir do universo de interrogações aparentemente comuns dos juvenis. Como amostra, seguem duas meditações, extraídas dos dias 11 de maio e 20 de julho.

[ Para participar do sorteio de um exemplar no dia 31/10, basta seguir @Ler_pra_crer e retuitar a mensagem com o link da promoção Livro do Mês: Sigo @Ler_pra_crer e quero ganhar o livro Uma Pergunta de Cada Vez, de Ivan Saraiva. Sorteio 31/10 http://bitw.in/ZSj ]  Boa sorte e boa leitura!

Quantas Orações Deus Recebe por Minuto?

Ó Senhor Deus, a Ti dirijo a minha oração. Salmo 25:1

Cerca de 5,8 milhões de orações chegam aos Seus ouvidos por minuto. É claro que não dá para responder a essa questão com precisão científica, mas foram consultados representantes das principais religiões monoteístas e obteve-se um número aproximado de cerca de 8,4 bilhões de orações por dia, ou 5,833 milhões por minuto, o mesmo que 97 mil preces por segundo!

Se esse número está perto ou longe de ser exato, eu não sei. Mas acredito que o número deve ser exorbitante mesmo. Apenas um Deus com a capacidade infinita, como cremos, seria capaz de ouvir e responder a milhões de pessoas orando todos os dias.

Já ouvi pessoas dizerem que não oram porque creem que Deus deve ter coisas mais importantes para resolver do que ouvir seus problemas. Nada pode ser mais equivocado. Tudo que acontece na minha e na sua vida é importante para Deus! Não importa se outros seis milhões de pessoas estão orando naquele mesmo momento. Ele ouve e atende à súplica de uma mãe pelo filho que está morrendo no hospital, mas também está atento ao sussurro de uma criancinha que perdeu a boneca e não sabe onde está.

Quando dizemos que Deus tem coisas mais importantes do que a gente, estamos dizendo que não temos valor e que Ele só Se importa com coisas e pessoas “grandes”. É claro que Ele é o Deus do Universo com galáxias inumeráveis. Ele é o arquiteto de tudo o que é imenso e majestoso. Mas é também o Deus que escolheu criar a formiguinha mais miudinha que você já viu. Ele é o Deus do macrocosmo e do microcosmo. Ele Se importa com as decisões do presidente dos EUA, mas também Se importa com as decisões tomadas por você. Nada é insignificante para Deus.

Como pastor, já vi centenas e centenas de orações respondidas imediatamente, e outras milhares que ainda aguardam a resposta de Deus. Mas nunca vi uma única oração que deixou de ser respondida por Deus.

Então, não deixe para depois. Ore agora mesmo e converse com seu Deus. Ele está ouvindo sua oração e mais milhões delas como se fossem únicas. Deus é maravilhoso. Bom dia de oração para você!

Você Sabe Ouvir um Não?

Eu tenho cumprido todas as Suas leis e não tenho desobedecido aos Seus mandamentos. Salmo 18:22

Você sabe ouvir um não? Não? Então, precisa saber algumas coisas sobre essa palavrinha tão pequena, mas de significado tão importante para qualquer sociedade. Já imaginou um mundo sem “nãos”? Seria o caos. Pode matar? Teríamos que dizer sim. Pode roubar? Teríamos que concordar. Nada funcionaria direito. O trânsito seria o caos. A justiça não precisaria existir, uma vez que tudo seria permitido. Agredir pessoas nas ruas, explorar crianças, desmatar, humilhar. Ninguém teria direito a nada e, ao mesmo tempo, teríamos direito a tudo, mesmo que não fosse legítimo. Realmente, não seria nada fácil; ao contrário, seria o fim de tudo que conhecemos como sociedade.

Mas, se para todos nós é tão óbvio que um mundo sem “nãos” seria muito ruim, então por que temos dificuldades em receber os “nãos” dos nossos pais? Um dia desses, li uma frase interessante. Ela dizia que falar “não” é a maior prova de amor! Acho que tem muito de verdade nisso. Quando Deus disse que “não” deveríamos comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, Ele estava nos protegendo. Tenho aprendido durante minha vida que, por trás de cada não de Deus, há uma benção reservada, guardada. Quando Deus diz “não” para mim, é sinônimo de proteção. Como não conhecemos o futuro, nossa melhor escolha é sempre confiar! Confiar em Deus como nosso grande guia e general.

Tenho que confessar que nem sempre agi assim. Muitas vezes, eu esperava ouvir os “sins” de Deus e não queria uma resposta negativa. Mas hoje minha vida está nas mãos dEle. Recebo com alegria e resignação o que Deus achar melhor para mim. Isso por uma razão simples: Deus só quer o melhor para mim, porque Ele me ama!

Quero que hoje você tenha duas certezas. A primeira é que o “não” nem sempre é ruim. Muitas vezes ele salvará sua vida e fará você mais feliz. A segunda certeza é que todas as vezes que seus pais dizem “não” é porque querem o melhor para você, mesmo que você não veja isso agora. Confie em quem o ama, em quem daria a vida por você. E, então, está aprendendo a ouvir uns bons “nãos”? Espero que sim e lembre-se: às vezes a maior prova de amor é dizer “não”, e outra prova de amor é obedecer.

4 comentários em “Livro do Mês: Uma Pergunta de Cada Vez, Pr. Ivan Saraiva

  1. eu sou dakota
    minha professora de educaçao fisica le este livro para mim mas eu ja persebi que este livro que e muito legal
    mas eu nao comsigo saber quanto custa este livro voceis podem me dizer quanto custa

  2. eu gosto muito desse livro ele fala sobre Deus ele é uma coisa que você se ama e todo dia você ler e quer ler de novo e assim ele é tipo você fica inspirado você não consegue parar de ler é porque se você ler uma vez e ver que se esse livro é bom você ler mais mais e mais e até por isso tem o ano todo .

Deixe uma resposta

