Publicado em Livros, Pensamentos, Reflexões

Aplica-te à Leitura

 
“Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.” I Tim. 4:13

Na primeira carta a Timóteo, capítulo 4: 6 a 16, Paulo apresenta diversos conselhos. “Não despreze a tua mocidade” é o conselho geral. Depois Paulo detalha como o jovem pode não desprezar sua mocidade. Uma das orientações é “aplica-te à leitura”. É verdade que Paulo estava se referindo especificamente à leitura do Antigo Testamento e essa, sem dúvida, é a mais importante de todas as leituras, em nosso contexto, a leitura das Escrituras Sagradas. No entanto, o conselho do apóstolo pode ser aplicado a um contexto mais amplo.

Muitas pessoas até desenvolvem o hábito de leitura, mas não o aplicam ao principal dos livros.

“A Bíblia é o melhor livro do mundo para comunicar cultura intelectual. Seu estudo ativa a mente, robustece a memória e aguça o intelecto mais do que o estudo de quantas matérias abrange a filosofia humana. Os grandes temas que ela apresenta, a digna simplicidade com que esses temas são tratados, a luz derramada sobre os grandes problemas da vida, comunicam força e vigor ao entendimento”. (Ellen White. Obreiros Evangélicos, p. 100)

Além dos benefícios espirituais, a leitura da Bíblia traz o benefício intelectual.

Mas não basta ler, precisamos selecionar com muito critério aquilo que lemos. Há muita literatura no mercado que se propõe a ser inofensiva, mas está recheada de conceitos que se opõem ao que a Bíblia ensina.

O apóstolo Paulo nos apresenta um princípio importante: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Fp 4:8).

Existe prudência em colocar os princípios da Palavra de Deus como o crivo para a escolha de qualquer leitura.

O cristão deve se restringir à leitura da Bíblia? O Profeta Daniel e seus três amigos são um bom exemplo de pessoas dedicadas aos estudos. A Bíblia diz que eles estavam classificados entre os jovens em quem não havia defeito algum, “de bela aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento” (Daniel 1:4). Mas não para aí, a Bíblia continua os descrevendo: “e em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre o que o rei lhes fez pergunta, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino” (Daniel 1:20). Esses jovens hebreus se dedicaram também ao estudo de outros temas além dos bíblicos. Assim como eles, o cristão deve se dedicar ao estudo da ciência e de outros assuntos que possam ampliar seu conhecimento.

É verdade que a vida moderna é muito cheia de compromissos; no entanto, se nos organizarmos e aproveitarmos o tempo que sobra nos intervalos será possível ler muito mais.

“Alguns momentos aqui e outros ali, que poderiam ser dissipados em conversas inúteis; as horas matutinas tantas vezes desperdiçadas no leito; o tempo gasto em viagens de bonde ou trem; ou em espera na estação; os minutos de espera pelas refeições, de espera pelos que são impontuais – se se tivesse um livro à mão, e estes retalhos de tempo fossem empregados estudando, lendo ou meditando, que não poderia ser conseguido! O propósito resoluto, a aplicação persistente e cautelosa economia de tempo, habilitarão os homens para adquirirem conhecimento e disciplina mental que os qualificarão para quase qualquer posição de influência e utilidade”. (Ellen White. Parábolas de Jesus, 343 e 344)

Deus promete que nos ajudará a desenvolvermos a nossa capacidade intelectual, mas não fará por nós aquilo que nós podemos fazer. Nossa parte é aceitar o conselho de Paulo – aplicar-nos à leitura- e Deus fará Sua parte.

Fonte: Felippe Amorim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s