Publicado em Pensamentos, Reflexões, Vídeos

O Grande Mito na “História do Mundo em Duas Horas”

O fotográfo-filósofo Laszlo Bencze comentou recentemente sobre o filme A História do Mundo em Duas Horas.

Veja o que ele escreve:

Em termos de computação gráfica, bastante impressionante. Em termos de explicações sobre a vida, o de sempre  o grande mito de nosso tempo apresentado acriticamente nos termos mais vagos:

Elementos químicos formam-se na Terra primitiva, os quais se “combinam” para causar a vida. A vida “fica” mais complicada à medida que o tempo passa. Há uma “explosão” de complexidade no Cambriano. Etc.

Quando se trata de nossos “ancestrais” hominídeos, o que nos oferecem é o papo furado de sempre: o visual é um grupo de chimpanzés numa árvore (estes são chimpanzés reais, e não imagens criadas em computador). O locutor anuncia que a árvore está ficando lotada e há menos alimentos devido à concorrência. Mas (graças à evolução!) alguns dos chimpanzés mais “aventureiros” decidem descer da árvore sobre a savana plana onde eles “desenvolvem” uma marcha bípede. As vantagens de uma marcha bípede em uma paisagem de savana são numerosas, e esses hominídeos bípedes sortudos sobrevivem (agora retratados por imagens criadas em computador, que representam chimpanzés andando).

Não há a menor sugestão de que qualquer uma dessas etapas evolutivas pode ser muito complicada ou difícil de explicar. Tudo é fácil. A Evolução fica reificada como algum tipo de entidade vagamente proposital que guia a vida ao longo do tempo, sempre respondendo perfeitamente a catástrofes ambientais e a oportunidades.

Pelo menos uma vez eu gostaria de ver um desses documentários [esses desprovidos ideologicamente da liberdade de considerar a revelação e a cosmovisão teísta] ter a coragem, de fato, de dizer algo como: “Nós não temos nenhuma ideia de como a vida começou…”

Fonte: TheBestSchool (com nota deste blogue entre colchetes)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s