Publicado em Perguntas e Respostas

Como Proteger a Evolução? Cientistas Criacionistas Não São Confiáveis?

“Como Proteger a Evolução?” é o título de um pequeno mas esclarecedor post que Cornelius Hunter escreveu em seu blog Darwin’s God e que traduzo abaixo:

 

 

Recentemente, um estudante me fez esta pergunta:

Como você responde à acusação de que os que duvidam da evolução são todos criacionistas e, portanto, cientistas não confiáveis? 

Aqui, minha resposta:

Os evolucionistas frequentemente tentam proteger sua teoria, apelando para a tese do conflito. A tese do conflito, que primeiro ganhou popularidade no século XIX, afirma que a relação entre ciência e religião é caracterizada principalmente por antagonismo. Este modelo para a compreensão da relação ciência/religião tem-se mostrado errado muitas vezes. Os historiadores não o levam mais a sério, exceto como parte da história do pensamento evolutivo. Os evolucionistas, no entanto, continuam apelando para a tese do conflito como um recurso retórico.  

Este argumento é um dos muitos que revelam que a evolução hoje tem pouco a seu favor. Na verdade, não é preciso ser um historiador para ver o que há por trás desta versão particular da tese do conflito. Qualquer um minimamente familiarizado com o debate a respeito das origens sabe que o ceticismo quanto à evolução vai muito além dos círculos criacionistas. Na verdade, se os evolucionistas estão genuinamente interessados em localizar uma inclinação religiosa no debate sobre as origens, eles deveriam procurar mais perto de casa. O pensamento evolucionista surgiu de alegações religiosas que demandam uma origem naturalista. 

Original aqui.  

Deixe um comentário